A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) do Município de Ivaiporã (região Norte do Estado), realizaram uma solenidade com os representantes de instituições governamentais, entidades e da Sociedade Civil Organizada envolvidos no Programa Paraná Alfabetizado, lançado em 2004. O evento lotou o salão paroquial Bom Jesus da Igreja Matriz da cidade.
Durante o evento, os alfabetizandos deram diversos depoimentos sobre a importância do Programa, e os benefícios que tiveram após aprender a ler e escrever, mesmo aqueles em idade mais avançada. Para o coordenador do Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral, o processo de alfabetização é um direito à cidadania. ?Não se trata de favor nem de caridade. Vocês tiveram e têm o direito de ter alguém que bata em suas casas, convidando-os, chamando-os a aprender a ler e escrever?, disse no encontro.
Wagner destacou que, apesar de novo, com apenas um ano e meio, o Programa Paraná Alfabetizado já envolveu e mudou a realidade de 10% do total de 649 mil pessoas não alfabetizadas no Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, em 2005, graças a uma grande mobilização do governo, com o apoio dos municípios e de toda a sociedade, o Paraná cumpriu com a segunda etapa da realização do programa e com um ganho de 90% de adesão dos alfabetizandos (46.966 mil), em relação ao ano passado (24.642 mil). Em 2005 o Programa passou a atender a 344 municípios (antes eram 225), com 2.577 turmas. Destas, 252 turmas atendem pessoas com necessidades especiais.