Paraná Alfabetizado realiza formatura de 2.983 alunos em Ivaiporã

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) do Município de Ivaiporã (região Norte do Estado), realizaram uma solenidade com os representantes de instituições governamentais, entidades e da Sociedade Civil Organizada envolvidos no Programa Paraná Alfabetizado, lançado em 2004. O evento lotou o salão paroquial Bom Jesus da Igreja Matriz da cidade.

Durante o evento, os alfabetizandos deram diversos depoimentos sobre a importância do Programa, e os benefícios que tiveram após aprender a ler e escrever, mesmo aqueles em idade mais avançada. Para o coordenador do Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral, o processo de alfabetização é um direito à cidadania. ?Não se trata de favor nem de caridade. Vocês tiveram e têm o direito de ter alguém que bata em suas casas, convidando-os, chamando-os a aprender a ler e escrever?, disse no encontro.

Wagner destacou que, apesar de novo, com apenas um ano e meio, o Programa Paraná Alfabetizado já envolveu e mudou a realidade de 10% do total de 649 mil pessoas não alfabetizadas no Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, em 2005, graças a uma grande mobilização do governo, com o apoio dos municípios e de toda a sociedade, o Paraná cumpriu com a segunda etapa da realização do programa e com um ganho de 90% de adesão dos alfabetizandos (46.966 mil), em relação ao ano passado (24.642 mil). Em 2005 o Programa passou a atender a 344 municípios (antes eram 225), com 2.577 turmas. Destas, 252 turmas atendem pessoas com necessidades especiais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo