Representantes do governo do Paraguai e do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, estiveram nesta terça-feira (26) com o governador Jaime Lerner com quem definiram um maior intercâmbio do Paraná com os paraguaios, especialmente na área da saúde.
O deputado do Paraguai, Carlos Anibal Paes, que liderou a comitiva, comunicou a assinatura de um convênio com o Hospital Erasto Gaertner, que estabelece ajuda paranaense na implantação de um hospital similar em Assunção, especializado no atendimento a doentes de câncer.
“Fico feliz com esse auxílio a ser prestado por um hospital que é uma referência nacional em tratamentos na área de oncologia”, afirmou o governador Jaime Lerner. “Sabemos que o auxílio ao Paraguai é importante já que muitos brasileiros, especialmente paranaenses, vivem naquele país e precisam, assim como os paraguaios, de ajuda médica especializada.”
Segundo o diretor administrativo da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner, Wanderlei Donini, só no ano passado o hospital atendeu 200 brasileiros que vivem no Paraguai. “Com essa ajuda que prestaremos, os brasiguaios doentes de câncer não precisarão mais se deslocar até Curitiba”, explicou.
Parceria ? O Paraná já colabora com o Paraguai nas áreas de saúde e defesa agropecuária. Brasiguaios levam seus filhos a Foz do Iguaçu para tomarem vacina contra a poliomielite. A vacina anti-rábica canina e felina atende os animais nas fronteiras e, assim como a vacina contra a febre aftosa, também é fornecida pelo Estado para o Paraguai.
Recentemente, uma comitiva do país, formada por profissionais do Ministério da Saúde e da Universidade Nacional de Assuncion, uma das mais respeitadas instituições de ensino médico do Paraguai, veio a Curitiba com a missão de levantar informações sobre o Sistema de Informação em Saúde desenvolvido no Paraná e considerado um dos melhores do Brasil. O modelo paranaense poderá substituir o sistema atualmente em uso no Paraguai.
A parceria também alcança a área de treinamento. Quinze profissionais de saúde do Paraguai estão em Praia de Leste, Pontal do Paraná, participando do maior treinamento sobre controle e prevenção de doenças já realizado no Brasil. A capacitação é organizada pela Secretaria da Saúde do Paraná.
continua após a publicidade

continua após a publicidade