Paraguai vai instalar terminal de cargas líquidas em Paranaguá

O governo do Paraguai, a exemplo do governo do Paraná, também vai construir um terminal de cargas líquidas no Porto de Paranaguá. A informação é do presidente da Associação Nacional de Navegação e Portos (ANNP), Omar Alexander Pico Insfran, que enviou um convite ao superintendente dos portos paranaenses, Eduardo Requião, para uma reunião em Assunção para discutir o projeto com autoridades do governo paraguaio, empresários e técnicos.

?Este terminal mostra a importância do estreitamento das relações com os países do Mercosul, ampliando a capacidade do Porto de Paranaguá e dando mais autonomia ao país vizinho?, afirma Eduardo Requião. Para ele, tão importante quanto estreitar as relações com o Paraguai, é transformar o porto paranaense em um pólo de movimentação de líquidos. ?Vamos ao Paraguai depois do Carnaval para o anúncio oficial da obra?, adiantou.

A intenção do governo paraguaio é utilizar o píer público de inflamáveis para escoar os líquidos armazenados, assim como vai fazer a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) quando o terminal público de álcool for inaugurado, no próximo mês. ?Através do terminal, estaremos abrindo uma importante via de saída para líquidos a granel, de exportação, em sua maior parte resíduos líquidos de extração industrial (óleos vegetais)?, informou Insfran.

O presidente da ANNP informa ainda que, num futuro próximo, o Paraguai pretende ampliar as importações de petróleo e seus derivados ?que vão permitir ao Paraguai, em sua condição de país mediterrâneo, uma maior autonomia no abastecimento de hidrocarbonetos?.

O presidente da ANNP ressaltou que os trâmites administrativos para a obra já estão bem avançados e que o terminal atenderá tanto produtores paraguaios como brasileiros. O terminal paraguaio será construído ao lado do terminal público de álcool, no bairro Vila da Madeira, em Paranaguá. Na mesma região, já estão instaladas empresas que operam com cargas líquidas, como Petrobras, Cattalini e União Vopak.

Venezuela

No início do mês, o navio Apollon inaugurou o acordo comercial que dá preferência para atracação no Porto de Paranaguá aos navios vindos da Venezuela, desde que anunciados com 15 dias de antecedência e com mais de 25 mil toneladas de mercadoria. Foram 27 mil toneladas de uréia descarregadas pelo Apollon em Paranaguá, volume que colaborou para o novo recorde na movimentação de fertilizantes: 773.173 mil toneladas já importadas em 2007.

Além de importar uréia, o superintendente afirma que outro objetivo da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é tornar fiel uma rota de navios entre os países do Mercosul. ?Dessa forma, as indústrias de médio porte do Sul do Brasil poderão aumentar as exportações de seus produtos para os países vizinhos e até mesmo abrir novos mercados, como as ilhas do Caribe. Essa nova rota reforçará as relações comerciais entre os países latino-americanos?, finalizou Eduardo Requião.

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