O Paraguai começa a vacinar na segunda-feira (25) aproximadamente 90 mil cães e gatos de 24 municípios localizados na fronteira com o Brasil. As 100 mil doses de vacina anti-rábica que serão usadas na campanha foram doadas pelo Ministério da Saúde brasileiro, por intermédio da Itaipu Binacional. No Brasil, a campanha começou no dia 18 de julho, em 24 municípios da região oeste do Paraná, e termina em 2 de setembro.

continua após a publicidade

Este é o segundo ano consecutivo em que se realiza a Campanha Binacional de Vacinação Anti-rábica, dentro do projeto Saúde na Fronteira. De acordo com o coordenador brasileiro, Joel de Lima, o trabalho nos dois países é importante por causa do intenso fluxo de animais na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad Del Este, no Paraguai.

Além de articular a doação das vacinas, a Itaipu cederá transporte e alimentação aos vacinadores no Paraguai, devido ao interesse do Brasil que nenhum caso seja registrado na área de fronteira. O coordenador revelou que na região sul a doença está erradicada desde os anos 70, mas como ainda existe no Paraguai, onde não existe a tradição de campanhas, isso reforça a necessidade do trabalho conjunto.

continua após a publicidade