Norberto Duarte/AFP
O presidente Fernando Lugo, ao lado do vice-presidente, Federico Franco, condecorou cada um da delegação. “Em agradecimento por terem contribuído para o prestígio do país”, declarou. Os sul-americanos caíram nas quartas de final diante da Espanha (1-0), no sábado.
Em um palco especialmente montado para a ocasião, jogadores e corpo técnico ficaram diante de 10 mil torcedores que fizeram plantão no aeroporto à espera da delegação. Todos cantaram o hino nacional e a canção patriótica “Patria Querida”.
A multidão gritava o nome de cada jogador na hora de o presidente entregar a condecoração. “Estamos com orgulho desses meninos. Representaram dignamente o país. Já são campeões mundiais no coração do povo paraguaio”, exaltou o presidente paraguaio.
O técnico argentino Gerardo Martino agradeceu a oportunidade de estar à frente da seleção paraguaia e “crescido como profissional”.
Em nome de todos os jogadores, o goleiro Justo Villar se disse orgulhoso e destacou a emoção pelo tratamento do público, principalmente pela longa espera no aeroporto. “Tomara que levantemos este país com a camisa (da seleção)”, declarou o capitão.
Um dos mais esperados pelo público era o argentino nacionalizado Lucas Barrios: “Não vamos nos conformar com isso”, promete, em referência à eliminação nas quartas de final.