A construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraná, na ligação com o Brasil, foi aprovada ontem pelo Congresso paraguaio, segundo a Agência Ansa. A obra será tocada só com recursos brasileiros. Aqui, o projeto recebeu parecer favorável das Comissões do Mercosul e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Agora, deve ser apreciado pela Comissão de Viação e Transporte e pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir ao plenário do Senado.
Segundo o relator na Comissão de Relações Exteriores, deputado federal Florisvaldo Fier (PT-PR), caso o processo tramite rapidamente no Senado, ainda este ano pode ser feita a licitação com início da construção previsto para 2008. Segundo a assessoria do Ministério dos Transportes, o projeto executivo já está em licitação.
A proposta para aprovação da segunda ponte foi apresentada pelo Poder Executivo em 27 de junho do ano passado. O acordo foi assinado em 2005, em Montevidéu, no Uruguai, sob a justificativa do grande fluxo de pessoas e cargas na Ponte da Amizade, que une Foz do Iguaçu a Ciudad del Este. A nova ponte deverá ser construída a uma distância de 20 quilômetros da atual e ligará Foz a Presidente Franco.