Para ver o papa de perto, fiéis esperam até 28 horas

Vinte e oito horas de espera não é tempo suficiente para desanimar quem quer ver o papa Bento XVI amanhã, bem de perto, na última missa que o pontífice celebra em sua passagem pelo Brasil em Aparecida, interior de São Paulo. Às 7h da manhã deste sábado (12), já havia gente dormindo no espaço reservado ao público, bem em frente ao altar onde o papa vai conduzir a celebração.

Por volta das 14 horas, já havia um verdadeiro acampamento: mais de mil pessoas já tinham forrado o chão com cobertores e colchonetes, preparadas para a longa espera. Estimativas do Exército apontam para a presença de 400 mil pessoas amanhã. Já o balanço da Polícia Militar dá conta de que no máximo 350 mil estarão em Aparecida para a missa.

Os mais espertos – como José Samuel Pereira, que enfrentou 46 horas de ônibus desde Timbaúba, em Pernambuco – levaram cadeiras dobráveis de praia ao acampamento. O grupo do qual ele faz parte veio em três ônibus. Saiu de Pernambuco na quinta-feira pela manhã. Sem hotel para dormir ou tomar banho, a comitiva ocupou logo cedo seu espaço bem perto de onde o papa vai rezar. ?Pelo papa, e por Deus, vale o sacrifício?, dizia. As amigas Marilene Araújo e Nazaré Silva, também integrantes do grupo, levaram sacolinhas com suco, bolo, frutas e travesseiros. ?Ninguém vai dormir?, contou Marilene. ?Vamos passar a noite em oração e cantando. Será uma grande festa.

Nos asfalto

O pedreiro Armando José da Silva, que saiu quarta-feira de João Pessoa, na Paraíba, estava ajeitado embaixo de um guarda-chuvas, sentado em um cobertor no asfalto duro. ?Pela emoção de rezar junto com o papa, isso não quer dizer nada. Eu vim representando a Paraíba inteira.? Jefferson Lucas Francelino chegou de Lavras, Minas Gerais, só com um pacote de bolachas e água. ?Eu pretendo fazer jejum até a hora que o papa aparecer?, afirmou. A dona de casa Santina Jacomani, de São Paulo, chegou ontem pela manhã de ônibus. Ela destacou a falta de bebedouros para os fiéis. ?Nunca vi o papa, vai ser uma emoção enorme. Estou com Deus, estou com tudo.?

De bicicleta

Romeiros que vieram de bicicleta também já ocupavam o espaço para a missa em bom número. Nas bicicletas, imagens de Nossa Senhora Aparecida e cartazes. ?Goiás – romaria a Aparecida?; ?Brasília – Nossa Senhora, eu cheguei?; e ?Rezende (RJ) saúda Bento XVI? eram algumas das mensagens lidas no santuário. As primeiras a chegar para a missa de amanhã foram a dona de casa Silvia Oliveira, de Jacareí, e a filha Cíntia. O esforço, segundo elas, vai valer quando ganharem a esperada bênção do papa. A partir das 14 horas, se intensificou muito o movimento no Centro de Apoio ao Romeiro, complexo de lojas e lanchonetes próximo da basílica. A direção do local espera pelo menos 200 mil pessoas no local.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo