Para sindicato, aprovação da Super Receita é irresponsabilidade social

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal de São Paulo (Unafisco-SP) considerou, em nota divulgada à imprensa, a aprovação da criação da Receita Federal do Brasil (a chamada Super Receita) como "uma irresponsabilidade social". Ontem (25) a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno o projeto de lei do executivo que institui a Super Receita em substituição à Secretaria da Receita Federal (SRF) e à Secretaria de Receita Previdenciária.

"Para o Unafisco São Paulo, os deputados votaram sabendo que o governo não apresentou nenhum estudo que comprovasse os ganhos propalados e também não avaliou os custos da megafusão [das secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária]. Essa conduta da Câmara foi uma irresponsabilidade social", diz o texto da nota.

A chamada Super Receita terá a atribuição de arrecadar e fiscalizar os tributos e as contribuições federais, inclusive as contribuições sociais antes arrecadadas pelo Ministério da Previdência Social. Para entrar em funcionamento, a Super Receita ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Lula.

Para outra entidade sindical de funcionários da Receita Federal, o Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), o texto do projeto de lei da Super Receita apresenta avanços em relação àquele proposto em agosto de 2005 como Medida Provisória.

No entanto, o vice-presidente da entidade, Jether Abrantes, considerou que o projeto de lei aprovado ontem ainda possui equívocos. "Existem restrições na nova lei que não batem com o que é feito pela categoria no dia-a-dia. Se a lei for consolidada com base no texto aprovado pela Câmara, ela trará embaraços nos julgamentos dos processos tributários", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo