Nada mais romântico do que se curtir a data especial a dois. Certo que os chefs de restaurantes e hotéis se esmeraram no cardápio especial para o Dia dos Namorados (confira todas as opções no endereço do site) e cada um deles tentando ser o mais especial de todos. Mas aí, cá entre nós, não existe nada melhor do que compartilhar os momentos de cumplicidade de um jantar nobre e tudo o que possa vir antes ou depois dele.
Pode ser feito dela para ele, dele para ela ou ? melhor ainda ? pelos dois enamorados, desde o momento inicial da escolha dos pratos e das bebidas até o beijo final, selando uma noite de muito prazer.
Boa idéia? Então vamos começar a imaginar juntos o que poderia ser mais interessante para a noite de depois de amanhã, compondo um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Dividindo todos os itens em opções para que cada um possa adequar o menu à sua sensibilidade e às suas preferências pessoais.
E se os chefs se esmeraram na montagem dos cardápios em seus restaurantes, também contribuíram com o leitor, oferecendo sugestões para todos os paladares. Como entrada, por exemplo, vem de Moisés Theodoro, chef do Restaurante Catanzaro, do hotel Four Points by Sheraton, a idéia de Vieiras Gratinadas, feitas com molho branco e creme de leite e gratinadas no instante final de servir. Se preferir já chamar a atenção a partir do visual, escolha os Abacates recheados com camarão, prato que pode ser feito por qualquer principiante e que é servido na casca da própria fruta. Mas se quiser mesmo arrasar, não existe nada o que supere o divino Foie gras, o fígado de pato que os franceses tanto cultuam. A receita aqui é do Junior Durski, chef do Restaurante Durski, e é deliciosa justamente pela simplicidade que valoriza o sabor da iguaria, servida com uma redução de vinho de sobremesa (Sauternes, de preferência, que é o vinho também para acompanhamento) e uvas thompson.
Escolheu? Vamos agora, então ao prato principal.
Nada muito elaborado, que exija muito tempo. Afinal, o objetivo é curtir os momentos especiais com quem se ama e não ficar enrolando na cozinha. Bráulio Aurélio Fernandes, proprietário da Cantina Marsala, propõe uma massa que já vem pronta e é só incrementar com o molho: Agnolotti a la creme com uvas, que marca pelo molho delicado. Orfeu Gomes, chef do Hotel Slaviero Rockefeller, traz uma receita também simples, mas sofisticada em sua apresentação final. Salmão ao molho de champagne e pimenta rosa tem o filé do peixe grelhado e servido com um molho que combina o espumante reduzido, com creme de leite. E um toque final da pimenta-rosa, que é o fruto da nossa aroeira. Para não sair do mar, Viko Tangoda, banqueteiro em São Paulo, dá um toque oriental trazendo Thai Curry de Camarões com Gengibre, com todo o colorido da comida tailandesa, servido com arroz de jasmin ao perfume de capim-limão. Sofisticado e sensual também é a idéia de Luciano Araújo, chef do Hotel Bourbon: Camarão recheado ao espumante. Originalmente ele sugere com um branco ou espumante que contenha a uva pinot noir. Os camarões são recheados de carne de siri e enrolados em bacon para irem ao forno. Charmosíssimos.
Para fechar a noite em alto estilo, uma criativa Musse de tequila, criada por Danilo Garramona, chef do Zapata, e que é servida com calda azul de cointreau e curaçau. Caso haja tempo de uma preparação antecipada, vale a pena executar esse Gâteau de aveia e mel com especiarias, sofisticada sugestão de Fabiano Santos, chef de pâtisserie do Crowne Curitiba, e que é recomendada para quem já é iniciado nas artes gastronômicas.
Agora é só pensar, ir às compras e se preparar para um Dia dos Namorados mais que especial. Com toda energia positiva de uma mesa romântica e muito especial.
Bom apetite!
Gâteau de Aveia e Mel com Especiarias
Por Fabiano Santos, chef de pâtisserie do Crowne Curitiba
Ingredientes:
5 ovos inteiros
125 g de açúcar
100 g de trigo
75 g de aveia
20 g de cardamomo em pó
30 ml manteiga dissolvida
2 colheres de sopa de emustab
Preparo:
Na batedeira, bater os ovos, o trigo, o açúcar e o emustab até ficar com o dobre do volume. Acrescentar, manualmente, a manteiga derretida fria, o cardamomo e a aveia. Envolver delicadamente, colocar em assadeira e assar em média por 30 minutos em forno com temperatura de 180º, pré-aquecido.
Recheio
100 g de ameixa preta em calda, sem caroço
100 g de ameixa amarela sem pele e picada
Misture as ameixas e reserve.
Musse de Mel
500 ml de mel natural
300 ml de creme de leite light
2 folhas de gelatina incolor e sem sabor
40 ml de rum
Preparo
Dissolva a gelatina e reserve. Bata o creme de leite light até o ponto de chantili. Misture o mel, o creme de leite light e o rum. Acrescente a gelatina.
Geoconde (Biscuit)
10 ovos
200 g de farinha de trigo
150 g de açúcar
40 g de manteiga
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 colher de corante (bordô)
1 colher de Emustab
Preparo
Na batedeira, bata o açúcar e o trigo. Acrescente os ovos e o Emustab e bata até formar uma massa uniforme. Por fim, coloque a manteiga derretida ainda morna.
Para decorar a massa, separe-a em duas parte, de forma que uma seja menor que a outra. Acrescente o corante à parte menor até obter uma coloração homogenia. Abra a parte que foi tingida em uma superfície plana, sobre papel manteiga. Com o pente decorativo, faça listras horizontais, que separará a massa em pequenas tiras. Por sobre as tiras, colocar o restante da massa que não foi tingido, de maneira delicada e como movimentos da esquerda para direita para que a massa tingida não se misture com a outra.
Depois de coladas, colocar a massa sobre o papel manteiga em uma assadeira convencional e levá-la ao forno pré-aquecido em 180º por, no máximo, sete minutos, ou até obter um cozimento uniforme, sem endurecer.
Montagem
Unte uma forma oval com manteiga e forre com a Gioconde. Intercale camadas da massa de aveia com a musse de mel misturada com as ameixas. Finalize com a musse. Leve para gelar por aproximadamente 6 horas. Decore com fava de mel, chocolate diet, ameixa e aveia.
Rendimento: 15 porções
Foie gras
Por Junior Durski, chef do Restaurante Durski
1 foie gras de 600 gramas
1 taça de vinho de sobremesa
1 xícara de uvas thompson
Modo de fazer:
Corte o foie gras em 6 partes equivalentes, depois frite até ficar dourado.
Acrescente uma taça de vinho de sobremesa na frigideira e uvas Tompsom. Reduza o vinho por alguns minutos, até levantar fervura.
Decore.
Rendimento: 5 a 6 porções.
Musse de tequila em calda de cointreau
Por Danilo Garramona, chef do Zapata
2 colheres de (chá) de gelatina incolor sem sabor
250 g de açúcar impalpável
sal
4 ovos separados em claras e gemas
3 colheres (sopa) de suco de lima
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara (chá) de tequila branca
1/4 de xícara de (chá) de triple sec
1 casca de lima finamente ralada
1 colher (sopa) de calda de cointreau
Biscoito:
200 g de biscoito amanteigado triturado no liquidificador
100 g de margarina
1/2 xícara de açúcar impalpável
Modo de preparo:
Num recipiente de vidro, misture a gelatina, 125 g de açúcar e o sal. Bata as gemas até ficarem muito espessas e cremosas. Junte-lhes o suco de lima e água e continue a bater. Coloque a mistura com a gelatina e leve ao fogo médio durante 5 minutos, mexendo sempre até a gelatina se dissolver.
Retire do fogo e junte a tequila, o triple sec e a casca ralada. Deixe esfriar e coloque no refrigerador. Bata as claras, incorporando gradualmente o restante do açúcar, em ponto de neve firme. Quando a mistura da gema começar a solidificar, envolva as claras batidas. Coloque em formas individuais. Deixar em refrigerador por 2 horas.
Colocar sobre as massas individuais de biscoito, que deverão ser anteriormente levadas ao forno pré-aquecido (180ºC) durante 5 minutos. Para massa de biscoito é só misturar o biscoito triturado, a margarina e o açúcar.
Sirva com a Calda de Cointreau
Calda de Cointreau
Ingredientes:
150 ml de licor de cointreau
50 ml de curaçau blue
½ xícara de (chá) de açúcar refinado
5 unidade de cravo
½ colher de (café) de sal
Modo de Preparo:
Reduza os ingredientes com o cravo em fogo baixo, até obter uma textura de um caramelo líquido. Coe.
Porção: 150 ml de calda de cointreau
Tempo de preparo: 10 minutos
Thai Curry de Camarões com Gengibre
Por Viko Tangoda
Ingredientes:
1 kg de camarões rosa médios (limpos)
1 litro de leite de coco
1 colher de sopa de red curry (encontrado em lojas de produtos orientais)
1 colher de sopa de sementes de coentro
100 g de gengibre sem casca, em fatias finas
250 g de broto de bambu (pode ser substituído por coração de pupunha fresca)
1/2 xícara de folhas de manjericão
Folhas frescas de limão ou laranja
Folhas de coentro
1 ou 2 colheres de sopa de colorífico
1 1/2 colher de açúcar
Molho Nampla a gosto
Coloque o leite de coco em uma panela e leve ao fogo médio com o gengibre e a semente de coentro. Após levantar fervura, deixe no fogo por mais 15 minutos. Coe, descarte as sementes e o gengibre e coloque a panela novamente no fogo. Acrescente o red curry, o broto de bambu e cozinhe por 5 minutos.
Acrescente os camarões, o açúcar e o nampla. Cozinhe até os camarões mudarem de cor (cuidado com o tempo de cozimento do camarão, para que ele não fique duro). Coloque em um prato de servir, jogue as folhas de laranja ou limão amassadas com as mãos para liberar os aromas e temperos frescos em cima e decore com uma pimenta dedo-de-moça bem vermelha. Sirva acompanhado de arroz de jasmim com aroma de capim limão.
Dicas
O red curry tailandês é picante. Por isso, adicione ao prato conforme o seu paladar, podendo ser mais ou menos do que indica a receita.
A semente de coentro não tem o mesmo aroma de suas folhas, sendo um ingrediente importante na receita. Não tenha receio de usá-la, mesmo que não goste de coentro. Você verá que o resultado será inesperado, aromático e saboroso.
Arroz de Jasmin
Ingredientes:
1 kg de arroz de jasmim
Água
2 folhas de capim limão
3 colheres de sopa de óleo de milho
Sal a gosto
Preparo:
Lave o arroz, escorra e refogue no óleo. Coloque a água, o sal, as folhas de erva cidreira e cozinhe como um arroz normal. Após cozido, retire as folhas de erva cidreira, transfira para um prato de servir e leve à mesa.
Rendimento: 4 a 6 porções.
Camarão recheado e assado ao espumante
Por Luciano Araújo, chef do Hotel Bourbon
Ingredientes:
1 kg de camarão pistola
100 g de carne de siri limpa
50 g de cebola
10 g de alho
50 g de cenoura
50 g de aipo
250 g de bacon fatiado
100 g de farinha de rosca
200 ml de espumante demi-sec
100 g de manteiga
sal e pimenta a gosto
1 maço de salsinha picada
50 ml de azeite
10 g de páprica doce
Limpe os camarões, retirando a cabeça e casca – sem retirar a parte que envolve o rabo e retirando a veia central do camarão. Reserve cascas e cabeças e faça um caldo com 500ml de água, casca de cebola, talos de aipo e cascas de cenoura. Ferva por 15 minutos, coe e reserve.
Corte os camarões através da fenda da veia, sem separar as partes, abrindo em forma de borboleta. Reserve.
Para o recheio, aqueça 50 ml de azeite, acrescente o alho, cebola, aipo e cenoura finamente picados. Salteie até a cebola ficar transparente – cerca de 5 minutos. Acrescente a carne de siri, salteie e em seguida acrescente a metade do vinho branco e a mesma quantidade do caldo de camarão. Deixe apurar por 10 minutos em fogo brando, acrescente sal, pimenta e salsinha picada a gosto. Baixe o fogo e vá acrescentando a farinha de rosca para dar liga, a ponto de se fazer pequenos bolinhos. Desligue e deixe resfriar.
Com o recheio já frio, faça pequenas bolas, tamanho croquete, e coloque-as nas costas do camarão (parte da pele). Envolva o camarão recheado com uma fatia de bacon, deixando a parte do rabo de fora, regue com restante do vinho, a manteiga derretida e polvilhe com páprica doce.
Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 20 minutos ou até o bacon estar dourado.
Regue com o caldo coado da assadeira e sirva acompanhado de um risoto.
Rendimento: 2 porções.
Agnolotti a la creme com uvas
Massa: Massa verde recheada com ricota, nozes e uvas passas.
Ingredientes:
8 unidades de agnolotti
200 ml de creme de leite
1 copo de leite
50g de queijo parmesão ralado
50g de gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Uvas passas inteiras a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes do molho até engrossar, menos o queijo parmesão. Cozinhar a massa em banho-maria, sem ficar muito mole. Escorra a massa e junte ao molho pronto, cozinhando por aproximadamente cinco minutos. Coloque o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.
Cantina Marsala. Avenida Visconde de Guarapuava, 4451 no Batel.
Telefone: 3243-2778.
Salmão ao molho de champagne e pimenta rosa
Ingredientes:
200 g de salmão
50 ml de champagne
150 ml de creme de leite fresco
30 ml de azeite de oliva
1 colher (café) de alho picado
1 colher (chá) de cebola
1 colher (café) de alecrim fresco
1 colher (café) de tomilho fresco
1 colher (chá) de pimenta rosa
brócolis
couve-flor
cenoura
batata-salsa
manteiga
sal
Modo de preparo:
Salmão
Tempere o salmão com sal. Grelhe em frigideira teflon com azeite de oliva. Em seguida, leve ao forno com temperatura de 140°C.
Molho
Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola, acrescente o champagne e deixe evaporar. Acrescente então o creme de leite e as ervas. Tempere com sal e deixe o molho reduzir. Desligue o fogo e acrescente a pimenta rosa.
Legumes
Refogue os legumes já cozidos na manteiga.
Rendimento: 1 porção.
Abacate recheado com camarões
Ingredientes:
2 abacates pequenos (avocados)
4 colheres (sopa) de maionese
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
sumo de 1 limão
molho inglês
250 g de camarões cozidos
Corte os abacates ao meio, no sentido do comprimento e retire o caroço.
Escave o interior dos abacates, reservando as cascas.
À polpa do abacate junte a maionese e o sumo de limão. Bata bem, com um chicote, até ficar uma mistura homogênea. Tempere com sal, pimenta e molho inglês a gosto.
Pique os camarões ? reserve alguns para decorar – e junte à polpa do abacate.
Recheie as cascas do abacate com a mistura e disponha por cima os camarões inteiros.
Rendimento: 4 porções.
Vieiras Gratinadas
Por Moisés Theodoro, chef do Restaurante Catanzaro, do hotel Four Points by Sheraton
Ingredientes:
200 g de vieiras
1/2 taça de vinho branco
20 g de alho-poró fatiado
20 g de cebola
5 g de alho
5 g de caldo de peixe
50 g de molho branco
50 g de creme de leite
10 g de lascas de parmesão
10 ml de azeite de oliva extra virgem
1/2 limão (suco)
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere as vieiras com sal, pimenta e o suco de limão. Aqueça o azeite, doure o alho, a cebola e o alho-poró. Junte as vieiras já temperadas e flambe com vinho branco, acrescentando o molho branco e o creme de leite.
Deixe o molho ficar consistente e retire do fogo. Coloque em um recipiente, cubra com as lascas de parmesão e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 5 minutos em temperatura de 180°C.
Retire do forno e sirva imediatamente.
Rendimento: 1 porção