Para reduzir filas INSS estuda ampliar horário de atendimento das agências

Brasília – Para acabar com as filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência estuda ampliar o horário de funcionamento das 1.136 agências no país. Hoje, o atendimento é feito de 8 às 14 horas e a proposta é estender o atendimento até as 18 horas.

"O que se pretende é fazer com que aquelas unidades em que o INSS tenha capacidade e recursos humanos suficientes para ampliar o horário de atendimento, jogar parte da demanda para o período da tarde, aliviando o processamento dos computadores centrais na parte da manhã", afirma o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão.

Segundo ele, algumas agências em grandes centros urbanos poderão ter novo horário de atendimento até dezembro.

Além disso, a Dataprev estuda melhorar a capacidade de processamento de dados do órgão. Segundo Simão, as mudanças no atendimento do INSS começarão a ser implantadas em dezembro. Para alcançar essa meta, segundo Simão, será necessário "ampliar a capacidade de processamento dos sistemas operacionais, balancear a demanda para que o processamento não esteja concentrado em horários de pico e transferir pelo menos parte dos requerimentos para canais alternativos como a internet".

Também serão realizados concursos públicos para peritos médicos e servidores técnicos e analistas. Com isso, Simão aposta no aumento da capacidade de atendimento do INSS.

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