Brasília – Como tem sido nos últimos dias, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez outro prognóstico otimista sobre a solução da crise nos aeroportos. O presidente da agência, Milton Zuanazzi, afirmou que neste sábado (23) à noite os embarques e desembarques estarão ocorrendo com naturalidade.
?A previsão é boa para todos os aeroportos no Brasil. Possivelmente Galeão [no Rio] e Brasília atrasem um pouco mais do que os aeroportos do Norte, Nordeste e Sul. Mas a tendência é realmente de diminuição, de entrarmos na noite de sábado [hoje] absolutamente tranqüilos?, previu o presidente da Anac, em entrevista coletiva.
Zuanazzi afirmou que no decorrer da tarde, os vôos a partir do Rio, que sofrem mais atraso, serão normalizados. No caso de Brasília, disse que a situação mais crítica foi a de 168 passageiros da TAM que tinham passagem para São Luís e esperaram até 48 horas.
O presidente da Anac citou também o aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país, onde longas filas se formaram nos últimos dias, inclusive hoje. Ele classificou a situação deste aeroporto como ?em situação quase final de debelar a crise?.
Zuanazzi argumentou que desde o início da crise, quando ocorreu o acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, no final de setembro, vários problemas ocorreram em seqüência. Segundo ele, todos foram resolvidos, como a operação padrão dos controladores de vôo e a pane no sistema de comunicação, solucionada com a compra de equipamentos. ?Não tenho racionalmente a capacidade de prever algo novo que possa ocorrer?.