Apesar da recente volatilidade que atingiu os mercados financeiros, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) manteve uma avaliação positiva para a perspectiva econômica mundial. O economista-chefe da OCDE, Jean-Philipp Cotis, afirmou hoje, em entrevista à imprensa, que a economia mundial está em um processo de reequilíbrio.
"A expansão nos Estados Unidos entrou em uma marcha mais lenta, enquanto a robustez da recuperação na Europa, foi confirmada", disse Cotis. "Enquanto isso, o crescimento da Ásia está se mantendo muito bem", completou.
A OCDE é uma organização internacional de países desenvolvidos e industrializados. Com 30 Estados-membros, a sede da organização fica em Paris. O Brasil não integra a organização.
O economista-chefe da OCDE observou que os preços do petróleo continuam voláteis, mas são hoje muito inferiores aos registrados há seis meses, contribuindo para aliviar as pressões inflacionárias. "Se os preços das ações têm sido voláteis nas últimas semanas, a exemplo do que aconteceu por volta de maio do ano passado, de certa maneira isto pode refletir numa medida de normalização da precificação do risco", disse Cotis. "No geral, as condições financeiras ainda são favoráveis", explicou.