Para o IBGE, desempenho do comércio é reflexo da renda dos trabalhadores

Brasília – O volume de vendas do comércio varejista avançou 2,06% no mês de setembro em comparação aos 2,75% registrados em agosto. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expansão no volume comercializado foi observada em sete das oito atividades do varejo. O maior impacto para o índice veio do setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, cuja alta nas vendas chegou a 11,04% na comparação com setembro de 2005.

Segundo o IBGE, o desempenho positivo é reflexo da melhoria no rendimento médio dos trabalhadores e do aumento do emprego com carteira assinada, que, conforme a Pesquisa Mensal de Emprego realizada pela instituição, variaram, respectivamente, 2,7% e 5,6% em relação a setembro do ano passado.

?Houve um ganho muito expressivo de renda, principalmente para aquelas camadas de menor poder aquisitivo. Como há uma demanda reprimida pelo consumo produtos básicos e alimentos ainda bastante acentuada, então qualquer aumento de renda as pessoas correm e começam a comprar, passam a se alimentar melhor. Por isso o grande impacto nessa taxa de 10,10% foi do setor de hipermercados e alimentos que respondeu por mais de a metade dessa taxa?, explicou um Nilo Lopes.

O economista também destacou a redução no preços dos alimentos como fator determinante para o aumento nas vendas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo