Brasília ? O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje (1º) que espera que os representantes do sistema europeu da TV Digital apresentem inovações com relação ao seu modelo ao grupo de trabalho formado para decidir qual o padrão que será adotado pelo Brasil. Eles se reúnem às 15 horas no Palácio do Planalto com o grupo composto por Hélio Costa e pelos ministros da Fazenda, Antonio Palocci, do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.
"O sistema europeu ainda é competitivo, dependendo evidentemente do que eles se propõem a oferecer nessa reunião de hoje", afirmou Hélio Costa. De acordo com ele, o modelo europeu deve ser melhorado, principalmente, na questão da mobilidade e portabilidade. A TV Digital permitirá uma alta definição de imagens e som, transmissão sem interferências, maior variedade de canais abertos, recepção em celulares e maior interatividade. Por meio do aparelho de televisão digital será possível, inclusive, acessar a internet. Além do sistema europeu, existem ainda o norte-americano e o japonês.
Hélio Costa já declarou que o governo está aberto a ouvir as propostas dos representantes dos três sistemas, mas que a preferência deverá ser pela tecnologia japonesa, já que ela atende mais aos interesses da TV Digital brasileira. Amanhã (2) o grupo de trabalho vai se reunir com os japoneses e até sexta-feira (3) com os americanos.
No entanto, o ministro destacou que cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidir qual será o melhor sistema. "A partir desta sexta-feira, acho que já tendo falado com os japoneses, europeus e americanos, o presidente estará em condições de tomar a decisão", afirmou Hélio Costa após participar de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado para discutir a implantação da TV Digital no Brasil.