Para Marina, licença ambiental é conquista do País

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (08) acreditar que ninguém no Brasil queira o desenvolvimento econômico sem o respeito às questões ambientais. "A licença ambiental é uma conquista do desenvolvimento econômico do Brasil", afirmou, após participar de reunião na Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), na capital paulista, em que foram analisados avanços e desafios da agenda ambiental e da infra-estrutura dos últimos quatro anos.

Na avaliação da ministra, o equacionamento em torno das questões de infra-estrutura e meio ambiente avançou muito durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. "Boa parte dos desafios avançaram. E avançaram significativamente. Hoje, discute-se desenvolvimento econômico e meio ambiente", considerou.

Marina comparou a atuação do Ministério do Meio Ambiente, durante a sua gestão, e a do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Saímos de uma média de 145 licenças por ano durante o governo anterior para uma média de 237 licenças no governo Lula. No início de 2003, havia 45 processos ‘judicializados’. Hoje, temos apenas um. Houve um aprofundamento da transparência na questão das licenças", afirmou.

A ministra admitiu que existem problemas na conciliação de desenvolvimento e meio ambiente, mas disse que eles estão sendo tratados e que as dificuldades de hoje não se comparam às do início de 2003. "Estamos dando mais agilidade e eficiência neste processo. Porém, o debate sobre desenvolvimento deve incluir também questões como planejamento e recursos. Ontem mesmo, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) falou sobre essas questões" disse. "Do ponto de vista do Ministério do Meio Ambiente, tivemos grandes avanços. Se o País não crescer 5%, não será culpa do meio ambiente", acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo