Brasília ? O resultado da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada ontem (8), segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "é uma demonstração de que é plenamente possível compatibilizar uma política fiscal séria com uma política social muito forte".
A pesquisa aponta que a desigualdade social atingiu o menor nível desde o censo realizado em 1960. Segundo o estudo, em 2004, a renda dos mais pobres chegou a crescer 14,1% enquanto a renda média do brasileiro cresceu 3,6%. A análise foi feita com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A melhoria da alimentação das famílias atendidas pelo Bolsa Família também foi comentada pelo presidente. Segundo levantamento divulgado esta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social, 94,2% das crianças das famílias que recebem o benefício do programa fazem três ou mais refeições por dia.
"Vocês estão lembrados que, quando eu tomei posse, eu disse que se terminasse meu mandato e todo brasileiro tomasse café, almoçasse e jantasse, eu já teria cumprido com a missão da minha vida. E isso vai acontecer", afirmou Lula.
Segundo o presidente, essas mudanças são resultado de um maior investimento no combate à pobreza. "Nós paramos de dizer algumas asneiras que historicamente eram ditas neste país, de que cuidar de pobre é gasto".