Brasília – A nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie Northfleet, destacou hoje a importância do fato de ser a primeira mulher a assumir a presidência de um Poder no Brasil. "Tenho plena consciência da importância deste momento. Todas as mulheres do Brasil devem se sentir participantes deste momento comigo", disse.
Gracie destacou a importância do Poder Judiciário para "garantir a higidez da democracia". Ela deu ênfase à necessidade de dar-se um acesso mais amplo à população ao Judiciário. Gracie recomendou também que as sentenças proferidas pelos juízes precisam ser didáticas.
"Nada deve ser mais claro e acessível do que uma decisão judicial", ressaltou. Ao abordar a questão da necessidade de a Justiça ganhar velocidade, a nova presidente do STF afirmou que a regulamentação de mecanismos como a súmula vinculante e a repercussão geral (que reduzem os julgamentos sobre processos que tratam do mesmo assunto) contribuirão para acelerar o funcionamento do Poder, sobretudo em temas tributários e previdenciários.