Especialistas em comércio internacional acenaram hoje com possibilidade de criação, em 2006, de um parlamento comum aos quatro países-membros do Mercosul. A Câmara dos Deputados realizou hoje seminário para discutir a efetivação das normas do bloco econômico.
Durante o evento, a consultora legislativa do Senado Maria Cláudia Drummond disse que há vontade política, principalmente por parte do Brasil e da Argentina, para avançar na ?institucionalização? do bloco. Na avaliação da consultora, é preciso rever as normas que compõem o protocolo de Ouro Preto ? convenção que estabelece as regras da união aduaneira entre os membros do bloco. ?O protocolo completa 10 anos em dezembro. Já podemos pensar em um Protocolo Ouro Preto 2?, observou.
Para o especialista em comércio internacional Jorge Fontoura, o Mercosul ?nunca esteve tão forte politicamente quanto está hoje?. Consultor legislativo do Senado, Fontoura observou que as adversidades tributárias entre Brasil e Argentina são conflitos comerciais “normais entre nações amigas. Os conflitos existentes hoje são normais. Se não os tínhamos antes é porque não tínhamos as relações comerciais?.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna