Rodrigo Arangua/AFP

continua após a publicidade

Os árbitros da final da Copa do Mundo da África do Sul-2010 “não tiveram uma tarefa fácil”, disse o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, no dia seguinte à partida em que a Espanha derrotou a Holanda (1-0) com 15 cartões distribuídos.

“A tarefa não era fácil para o trio de árbitros ontem (domingo), e eles não foram ajudados (pelos jogadores)”, disse nesta segunda-feira Blatter durante a entrevista coletiva à imprensa de encerramento da Copa.

Mas ele não quis comentar a arbitragem, nem o número de cartões (14 amarelos e um vermelho para Heitinga), nem uma falta violenta de Nigel De Jong, que desferiu um golpe de caratê com pé no peito de Xabi Alonso.

continua após a publicidade

“Poderia responder como torcedor, mas hoje sou presidente da Fifa”, disse Blatter antes de acrescentar: “Entendo que coloquem a questão”.

A arbitragem do inglês Howard Webb foi muito criticada pelos holandeses após a partida. “O futebol é um esporte de combate, mas no espírito do fair-play”, comentou Blatter. “Aprender a ganhar é fácil, mas quando você perde, não pode esquecer as bases da disciplina e do respeito”, concluiu.

continua após a publicidade