Para Blatter, ‘árbitros não tiveram tarefa fácil’

Rodrigo Arangua/AFP

Os árbitros da final da Copa do Mundo da África do Sul-2010 “não tiveram uma tarefa fácil”, disse o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, no dia seguinte à partida em que a Espanha derrotou a Holanda (1-0) com 15 cartões distribuídos.

“A tarefa não era fácil para o trio de árbitros ontem (domingo), e eles não foram ajudados (pelos jogadores)”, disse nesta segunda-feira Blatter durante a entrevista coletiva à imprensa de encerramento da Copa.

Mas ele não quis comentar a arbitragem, nem o número de cartões (14 amarelos e um vermelho para Heitinga), nem uma falta violenta de Nigel De Jong, que desferiu um golpe de caratê com pé no peito de Xabi Alonso.

“Poderia responder como torcedor, mas hoje sou presidente da Fifa”, disse Blatter antes de acrescentar: “Entendo que coloquem a questão”.

A arbitragem do inglês Howard Webb foi muito criticada pelos holandeses após a partida. “O futebol é um esporte de combate, mas no espírito do fair-play”, comentou Blatter. “Aprender a ganhar é fácil, mas quando você perde, não pode esquecer as bases da disciplina e do respeito”, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna