O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que não tratou com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, indicações para as diretorias dos bancos oficiais, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Basa, o BNDES e o Banco do Nordeste. Mas disse que tratou da concepção de que deve ter a direção desses bancos. De acordo com Berzoini, os bancos oficiais devem estar em sintonia total com o programa de governo. "Eu manifestei a preocupação de que os bancos públicos federais tenham a direção comprometida com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com o crescimento econômico, reduzindo o spread", afirmou.
Segundo o presidente do PT, isso permitirá um crédito mais amplo e viável para o crescimento da economia. Ele disse que os bancos públicos são fundamentais para o crescimento econômico e têm papel importante na indução do sistema financeiro. "Essa é a opinião do PT há muito tempo. E tem tido sucesso no nosso governo", afirmou.
Berzoini afirmou que o BB e a CEF podem ser mais ousados. E que o BNDES é o mais importante para os investimentos. Questionado se o partido estaria cobrando a presidência do BNDES, Berzoini respondeu: "O importante é ter no BNDES gente capaz e competente. Não importa a filiação partidária. Queremos gente com total sintonia com o programa de governo", afirmou, acrescentando que "o governo é maior que o PT".