Para ANP, Brasil já é auto-suficiente em petróleo

Dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) indicam que o Brasil atingiu efetivamente a auto-suficiência na produção de petróleo já em 2006, contrariando expectativas da Petrobras, que esperava a conquista para este mês. O feito, porém, não resolveu de todo o problema da balança comercial do setor, que continua deficitária do ponto de vista financeiro. O diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, acredita que tal situação tende a ser revertida nos próximos anos.

Segundo a ANP, o Brasil exportou 23,531 milhões de barris de petróleo e derivados a mais do que importou em 2006 (vendas de 239,8 milhões de barris e compras de 216,3 milhões de barris). A agência calcula que o Brasil tenha produzido uma média de 1,808 milhão de barris por dia, e 30 mil barris diários foram extraídos por empresas privadas que chegaram ao País com o fim do monopólio estatal.

Na terça-feira, a Petrobras já havia anunciado um superávit médio de 93 mil barris por dia em sua balança de petróleo e derivados durante o ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo