Brasília ? "O discurso de campanha não assumiu o governo", mas "ainda temos tempo", declarou hoje (25) o vice-presidente da República, José Alencar. "Não há entidade produtiva capaz de remunerar essas taxas", disse, ao pedir mudanças na política econômica do governo federal. O vice-presidente pediu para baixar a taxa da taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) ? usada como referência básica para os juros cobrados por bancos. Atualmente a taxa está em 18,5% ao ano.
Alencar participou de seminário do Partido Socialista Brasileiro (PSB), discuntindo alternativas à política econômica. Segundo o vice-presidente não há taxa de juros capaz de combater a inflação, que seria causada por preços de concessões públicas, os chamados "preços administrados", como telefone, luz e transporte.
Ele afirmou também que é preciso aproveitar a recuperação econômica para levar o Brasil ao lugar que ele merece entre os países desenvolvidos. O seminário promovido pelo PSB reúne políticos e especialista em economia.