O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, disse que o seqüestro do repórter Guilherme Portanova, da TV Globo, tem todas as características de "atentado político". Entretanto, ele não quis dar explicações sobre a afirmação, nem analisar o caso para não "prejudicar a vítima". "Não vou fazer nenhum comentário enquanto o crime não for resolvido. Quero apenas transmitir solidariedade à família e aos profissionais de imprensa", afirmou.

continua após a publicidade

Sobre a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não participar dos debates da campanha, Alckmin disse que cabe ao eleitor julgar a atitude de recusa. "O debate é para o eleitor, para que ele conheça as propostas e tenha mais informações para decidir em quem votar.

Ele reafirmou que participará de todos os debates, independentemente dos candidatos que estarão presentes. "Acho que é um deve de quem é candidato. Vida pública, como o nome diz é pública. Devemos buscar no processo eleitoral dar à população as melhores condições de escolha. A impressão é de que o Lula gosta de monólogo, e não de debate.

Alckmin disse que considera muito importante o início do horário eleitoral na televisão, na terça-feira. "A televisão vem num momento em que a população está mais interessada na eleição. Então, haverá uma grande atenção ao horário eleitoral.

continua após a publicidade

Como nunca disputou eleição fora de São Paulo, o candidato do PSDB afirmou que ainda é pouco conhecido dos eleitores dos outros estados brasileiros. "Portanto, o horário eleitoral será uma oportunidade para mostrar quem sou e o que já fiz.

Segundo ele, a campanha na televisão será "propositiva", e não "de ataques". "Campanha não é guerra, é convencimento. Não se obriga o voto, se conquista. Vamos mostrar quem pode fazer mais nos próximos quatro anos.

continua após a publicidade

Ele participou hoje de um culto na igreja Comunidade da Graça, na Vila Carrão, em São Paulo, em homenagem ao pastor Carlos Alberto de Quadros Bezerra, que comemora 63 anos hoje. Bezerra é amigo pessoal de Alckmin. Além disso, o pastor é pai do vereador Carlos Bezerra (PSDB-SP). Após o evento, Alckmin seguiu para sua residência, onde passará o Dia dos Pais com a família.