A maioria dos motoristas que circulam pela avenida Visconde de Guarapuava acredita que o trânsito na rua vai melhorar depois da transformação dos estacionamentos laterais em faixas de circulação. Uma pesquisa de opinião feita pela Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (24), mostrou que 57,41% dos motoristas estão convictos de que o tráfego na avenida vai melhorar depois das mudanças. Apenas 9,03% dos entrevistados acreditam que o trânsito vai piorar. O restante dos motoristas ouvidos não soube responder, não opinou ou considera que o trânsito ficaria igual.
A pesquisa ouviu 1.296 motoristas em vários cruzamentos da avenida, das 7h30 às 14h30 da sexta-feira. Além da opinião sobre as mudanças, a pesquisa também perguntou aos motoristas que circulam pela avenida quantos costumam estacionar no local. Quase metade dos entrevistados – 46,91% – costuma estacionar na avenida.
O projeto original da Prefeitura de Curitiba é criar duas novas faixas de circulação de veículos proibindo o estacionamento nas laterais das pistas da avenida. Na maioria das 23 quadras entre a Rua da Paz e a Ângelo Sampaio já é proibido estacionar, Em 14 delas é proibido estacionar em um dos lados da rua e em outras quatro, dos dois lados. Hoje existe estacionamento dos dois lados em apenas cinco quadras. Na avenida inteira existem 361 vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) e outras 39 vagas especiais (para motos e embarque e desembarque).