O papa Bento XVI orou nesta quarta para que a Quinta Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM), que ele abrirá em 13 de maio em Aparecida, dê "abundantes frutos". "Pedimos ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria, que abençoe esse encontro eclesial com abundantes frutos a fim de que todos os cristãos se sintam verdadeiros discípulos de Cristo, enviados por ele para evangelizar seus irmãos com a palavra divina e com o testemunho da própria vida", afirmou o pontífice, falando em espanhol.
Bento XVI virá na próxima semana ao Brasil para inaugurar a conferência, que se estenderá de 13 a 31 de maio, e canonizar frei Galvão. O papa referiu-se à viagem, a primeira que fará ao continente americano, quando saudou em espanhol e em português os fiéis latino-americanos e portugueses presentes na Praça de São Pedro, numa chuvosa audiência pública.
Falando em português, Bento XVI destacou que sua viagem era "muito esperada" e que o Brasil é "uma grande nação". E pediu a proteção da Virgem Maria para que seja um sucesso "esse acontecimento de tanta importância para a América Latina".