Papa celebra 80º aniversário com missa no Vaticano

O papa Bento XVI deu graças por seus 80 anos de vida com uma missa especial na escadaria da Basílica de São Pedro, em cerimônia que atraiu milhares de peregrinos. O atual pontífice nasceu em 16 de abril de 1927 em Maktl Am Inn, na região alemã da Bavária; seu nome de batismo é Joseph Ratzinger.

Neste domingo, Bento XVI também celebrou o segundo ano de seu pontificado; ele foi eleito em 19 de abril de 2005. "Meus agradecimentos mais sinceros, do fundo de meu coração, a toda a Igreja, a qual, como uma verdadeira família, que me cerca com toda essa afeição, especialmente nestes dias", disse o papa à multidão de peregrinos. Ele pareceu quase que se desculpar pela cerimônia. "A liturgia não deveria servir para falar do ego de uma pessoa", acrescentou.

Na quarta-feira, Bento XVI vai receber no Vaticano o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon; no fim da semana, ele deverá fazer uma peregrinação ao norte da Itália.

Entre os presentes que ganhou por seu aniversário, o papa recebeu um suporte para Bíblia decorado em ouro e pedras preciosas do cardeal Friedrich Wetter, de Munique; um bispo da Bavária lhe deu 80 garrafas de uma cerveja especialmente produzida para a ocasião.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo