O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner, já chegou ao município de Cabrobó (PE) e está a caminho da capela São Sebastião, para se encontrar com o bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Relações Institucionais. O religioso faz de greve de fome há 11 dias em protesto contra o projeto de integração do Rio São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional.

continua após a publicidade

O núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil, acompanha o ministro. Segundo a assessoria, o núncio vai entregar ao bispo uma carta enviada pelo Papa Bento 16. A assessoria não informou qual o teor da carta e disse que Jaques Wagner e Baldisseri devem se reunir com o bispo separadamente.

Ontem (5), em Brasília, o ministro afirmou "que o que o governo está oferecendo ao bispo é o prolongamento do diálogo sobre o tema envolvendo o São Francisco, no sentido de superar dúvidas e questionamentos". Segundo ele, com essas condições, "é possível ver o fim da greve de fome".

Wagner informou que o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, está à disposição para esse diálogo, para que todos possam colocar suas ponderações em torno do projeto de integração das águas do Rio São Francisco. De acordo com Wagner, o projeto vem sendo desenvolvido pelo governo há cerca de dois anos. "O presidente reafirma que a alma deste projeto é exatamente a revitalização do rio, com as obras que já vêm sendo feitas".

continua após a publicidade

Durante o encontro em Cabrobó, o ministro deve fazer um convite ao bispo para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Wagner deve retornar a Brasília no final do dia.