Duas panes no sistema de rádio do Cindacta 2, baseado em Curitiba, paralisaram hoje o tráfego aéreo na Região Sul do País. A pane mais grave foi às 18 horas, deixando sem comunicação por uma hora e meia os aviões que voavam na região, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por volta das 20 horas, o sistema voltou a funcionar, mas o congestionamento de aeronaves já era grande.

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A Anac não informou quantos vôos atrasaram por causa do problema. Para evitar maiores problemas para os passageiros, a agência determinou a extensão do horário de fechamento do aeroporto de Congonhas até a 1 hora. Ainda segundo a Anac, a primeira pane no Cindacta 2 ocorreu às 14h e durou 25 minutos.

De acordo com a FAB, após a pane das 18h, os vôos começaram a ser liberados às 19h45. Não há uma informação completa de quantos vôos atrasaram por causa das panes, mas é certo que houve reflexos no resto do País, ainda que não de forma alarmante. O boletim com informativos do tráfego aéreo no País, levantados em 11 aeroportos, dizia que, dos 419 vôos previstos, apenas 22 tiveram atrasos superiores a uma hora, o que corresponde a 5,25%.

Em 5 de dezembro, o Cindacta 1 sofreu uma das mais graves panes de comunicações em rádio freqüência, que levou ao mais sério apagão aéreo que o Brasil já viveu, com cancelamento de inúmeros vôos. O problema inicial foi o mesmo de hoje em Curitiba: problemas nos equipamentos de comunicação entre o centro e os pilotos.

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