O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, recebe hoje o representante do Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos, Ben S. Bernanke. Trata-se do banco central americano, responsável pela política monetária norte-americana, que cuida das taxas de juros, a exemplo do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), no Brasil.
Segundo informações do site da embaixada americana, Bernanke participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho para o Crescimento, em Washington, em agosto do ano passado, dois meses depois do encontro entre os presidentes Bush e Lula, com o objetivo de desenvolver estratégias para aumentar o crescimento econômico nos dois países.
Além de Bernanke, estiveram no encontro na ocasião John B. Taylor, subsecretário para Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro, e Kristin Forbes, membro designado do Conselho de Assessores Econômicos. O Brasil foi representado pelo secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, e pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, além do embaixador do Brasil nos EUA, Rubens Barbosa, e do diretor-executivo do Brasil no FMI, Murilo Portugal.