Brasília – O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, participa amanhã (25), às 9 horas, no Rio, da abertura da conferência internacional da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro, que vai até quinta-feira (27), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES), terá como tema central "Investimento para o Desenvolvimento – Fazendo Acontecer".
A conferência reunirá 350 especialistas internacionais das áreas de governo, financeira e acadêmica de mais de 30 países para aprofundar discussões sobre investimento para o desenvolvimento, um tema que terá destaque na Declaração Ministerial da OCDE deste ano. O Foro Global anual sobre Investimento Internacional da OCDE já foi realizado na Rússia (2001), na China (2002), na África do Sul (2003) e na Índia (2004).
A OCDE reúne 30 países como sócios, dentre as maiores economias do mundo, e mantém relacionamento com outros 70 países, como observadores, entre os quais o Brasil. Também se relaciona com organizações não-governamentais e da sociedade civil e é conhecida por suas pesquisas, publicações e estatísticas que cobrem as áreas econômicas e sociais de diversos países, com o objetivo de ajudar na formulação de políticas nacionais.
O Ministério da Fazenda também mandará ao encontro o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, amanhã (25), e o secretário-executivo, Murilo Portugal, na quarta-feira (26).