Um jantar para 500 apoiadores marcará amanhã, em Ribeirão Preto, o lançamento oficial da candidatura a deputado federal do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Será a primeira aparição pública de Palocci desde maio do ano passado na cidade que governou por duas vezes (entre 1993 e 1996 e de 2001 a 2002).
Segundo os organizadores do encontro de amanhã, todos os 500 convites foram vendidos a R$ 40 cada e o dinheiro arrecadado servirá para bancar o próprio o evento. O cardápio terá três opções de carnes, duas de massas, acompanhamentos, bebidas e sobremesa. Não estão previstas as presenças de lideranças nacionais do PT. O candidato deverá chegar ao município pouco antes do evento, sem passar pelo comitê montado no bairro Sumaré.
O jantar, que deverá ter um breve discurso de do ex-ministro, será o primeiro evento oficial de Palocci da campanha em Ribeirão Preto. Na cidade, neste ano, ele esteve reunido com militantes e integrantes do PT em meados de julho. Desde quando saiu do Ministério da Fazenda, no final de março, Palocci ficou em Brasília. Porém, mantém sua residência em Ribeirão. De acordo com a coordenação do comitê de Palocci, o candidato deverá visitar várias regiões do Estado de São Paulo, mas a programação ainda não está definida.
Palocci tem evitado o assédio da imprensa desde que deixou o Ministério. Em Ribeirão Preto, especialmente, é sempre alvo de críticas de adversários políticos e de investigações da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual (MPE). O caso mais rumoroso é o inquérito da Polícia Civil que apura o superfaturamento do contrato de lixo e varrição pública entre prefeitura e o Grupo Leão Leão. Palocci foi indiciado por quatro crimes: peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O contrato teria dado prejuízo de cerca de R$ 30,7 milhões aos cofres públicos.