Palocci diz que Lula quer reformas tributária e da Previdência já

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, afirmou hoje, em Porto Alegre, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que as reformas tributária e da Previdência sejam preparadas já e que a discussão envolva ministérios, governadores, prefeitos e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Palocci Filho afirmou que a intenção do governo é votar as duas reformas neste ano, mas admitiu que o calendário terá de ser negociado com o Congresso. Ele afirmou ainda que o Executivo e o Legislativo federais terão de chegar a um entendimento sobre o encaminhamento posterior da proposta de mudanças.

O debate para preparação das duas reformas ocorrerá ao mesmo tempo e pode até ser que as duas tenham tramitação concomitante no Congresso. Mas reiterou que é preciso ainda organizar as datas. Palocci Filho admitiu que a reforma tributária é a debatida no Brasil nos últimos anos e que, agora, a única coisa necessária para realizá-la é coragem.

O ministro da Fazenda reuniu-se com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), a quem reconheceu ter pedido ajuda na condução da reforma tributária. ?Vim convidar o governador, em nome da Presidência, para nos auxiliar na reforma tributária. Queremos construir um projeto de reforma tributária que não seja a expressão de especialistas do governo, mas resultado de diálogo com todos os setores da sociedade.?

Palocci Filho afirmou que a reforma só acontecerá se for estruturada por consenso, o que é uma grande dificuldade, mas que será obtida com trabalho. O ministro almoçou com empresários gaúchos na Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo