O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, disse que o país vive a maior fase de crescimento das últimas décadas.
"A economia brasileira cresceu 5% em 2004 e segue em expansão, como mostra o crescimento de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre deste ano. É um resultado robusto que confirma que estamos diante de um dos mais importantes ciclos de crescimento das últimas décadas. O crescimento recente vem sendo acompanhado de queda constante e significativa do desemprego".
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 1,4% no segundo trimestre deste ano, em comparação com os primeiros três meses de 2005.
Sobre o fórum especial para debater a reforma das instituições do Estado brasileiro, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), o ministro destacou a importância da iniciativa, que, segundo ele, contribui para "aprofundar, amadurecer e disseminar o conhecimento sobre o papel das instituições do estado para o processo de desenvolvimento econômico e social".
Palocci, que participa do encontro, disse que a solidez e confiabilidade das instituições do Estado são condições essenciais para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável e de longo prazo.