Nos próximos seis dias, o Palmeiras coloca em jogo todo o seu primeiro semestre. Dois jogos decisivos no Palestra Itália decidem o futuro alviverde nas duas competições que disputa. Quinta-feira, o time recebe o Ipatinga pela Copa do Brasil. Como perdeu por 2 a 0 no primeiro jogo, em Minas Gerais, precisa vencer por diferença superior a dois gols para se classificar. Ou devolver o placar para decidir o confronto nos pênaltis.
No domingo, enfrenta o Guaratinguetá, precisando vencer para seguir com chances no Campeonato Paulista. E tudo isso com a pressão de ter perdido o clássico para o São Paulo, no último domingo, por 3 a 1. "O time não pode se abater", disse o zagueiro David. "Daqui para frente é outra situação, temos que esquecer o jogo contra o São Paulo", emendou.
Mas a derrota ainda não foi totalmente digerida. "Cheguei em casa domingo à noite e fiquei revendo o vídeo do jogo até de madrugada", disse o volante Martinez. "Fomos melhores, mas perdemos por causa de alguns lances tumultuados da arbitragem.
Para não perder tempo, o time treinou hoje pela manhã, já pensando no Ipatinga, E para seguir em frente na Copa do Brasil, o Palmeiras usa jogos do rival Corinthians como exemplo. "Nunca imaginei que venceríamos o Corinthians por 3 a 0. Acreditava que seria, no máximo, um gol de diferença", disse Martinez. "Por que não podemos repetir esse resultado contra o Ipatinga?
O zagueiro David lembrou da campanha do Corinthians na Copa do Brasil de 2005, quando o time perdeu para o Cianorte por 3 a 0 no jogo de ida e depois eliminou o time paranaense com uma vitória por 5 a 1 no Pacaembu – lembrança não muito boa para o técnico Caio Júnior, então o comandante do Cianorte. "Somos mais time do que o Ipatinga", insistiu David. "É só aproveitar as chances que estamos criando e tomar cuidado para não levar gols.
Sem festa
Não houve festa alguma pelo aniversário de 36 anos de Edmundo. Depois da derrota contra o São Paulo, o atacante disse que o elenco do Palmeiras não era tão forte quanto o do rival. As declarações repercutiram no time. "Na minha opinião, nosso elenco é bom", disse David. "O Caio Júnior está fazendo um bom trabalho, e se chegar algum jogador novo, virá para somar." Martinez preferiu a diplomacia. "Nosso banco é só um pouco menos rodado, menos experiente que o do São Paulo, mas não quero polemizar.
Depois da derrota para o São Paulo, Martinez reconheceu que o discurso "só dependemos de nós" já não serve para o Paulista e que o time já se prepara para torcer contra São Caetano e Bragantino, rivais na luta pela classificação para as semifinais. "Acredito que o Sertãozinho, lutando para não cair, pode complicar as coisas para o Bragantino", disse Martinez, declarando abertamente sua torcida para o jogo de domingo.
Pechincha
O Palmeiras precisa muito do apoio da torcida, e a diretoria reduziu o preço dos ingressos para o jogo contra o Ipatinga. A arquibancada custará R$ 10, metade do preço praticado até agora neste ano para os jogos no Palestra Itália.