Valdivia está confirmado e com moral. Mas, segundo o técnico Caio Júnior, Edmundo pode parar no banco de reservas do Palmeiras no jogo de hoje, às 21h45, contra a Ponte Preta, em Campinas. "O Valdivia encontrou o lugar dele no time. Já o Edmundo ainda não se encaixou", explicou o treinador.
Caio Júnior não quis confirmar a escalação da equipe sem Edmundo. "Como a Ponte está de técnico novo (Nelsinho Baptista), vou divulgar o time só na hora do jogo", justificou o treinador do Palmeiras.
Mas, nas entrelinhas, ele deixou transparecer que Edmundo pode, sim, ir para o banco. "Este começo de temporada foi muito desgastante para ele. Vejo no Edmundo um jogador decidindo jogos para a gente no quadrangular final do Paulistão", afirmou Caio Júnior.
O técnico já testou Edmundo como meia e como centroavante, durante o jogo contra o Santo André, na última quinta-feira, e também como segundo atacante pela direita, na partida diante do Barueri, no domingo passado. Não ficou satisfeito. "Ainda não achei o lugar do Edmundo. Mas ele mesmo é que tem que se achar. O que eu posso fazer é tentar ajudar", disse Caio Júnior.
A meta do treinador é clara: seguir na zona de classificação às semifinais, entre os quatro primeiros colocados do Paulistão. Atualmente, o Palmeiras divide a segunda posição com Noroeste e São Paulo, mas perde nos critérios de desempate. "Nosso time deve ficar pronto em fevereiro. Até lá, queremos permanecer entre os quatro", revelou.
No jogo de hoje, Caio Júnior decidiu poupar o lateral-direito Paulo Baier, por estar "desgastado fisicamente". Assim, Amaral volta ao time, depois de defender a seleção brasileira na conquista do título sul-americano Sub-20 no Paraguai.
Outra mudança que parece certa é a entrada no time do volante Francis, que treinou nesta terça-feira como titular. Assim, Marcelo Costa iria para o banco. E no ataque, Osmar pode ressurgir na vaga de Cristiano. "É uma possibilidade, mas, como falei, só divulgarei a escalação na hora do jogo", despistou Caio Júnior.
O técnico não poderá contar com os reforços Martinez, Leandro e Florentín, que ainda não foram regularizados na CBF. Mas Caio Júnior espera que esse problema seja resolvido até sexta-feira, para que eles possam enfrentar o Santos, no domingo, no Palestra Itália, no primeiro clássico do Paulistão.
Na Ponte Preta, a principal novidade não estará dentro de campo. É o técnico Nelsinho Baptista, que vai fazer sua estréia depois de ter sido contratado para o lugar de Wanderley Paiva, que foi demitido.
"Minha preocupação neste único treino que tivemos foi posicionar os jogadores em campo. E ninguém pode exigir um resultado 100%, talvez em torno de 60 a 70%", afirmou Nelsinho, que foi apresentado oficialmente na manhã desta terça-feira e já treinou o time à tarde.
Nelsinho também fez questão de destacar que as cobranças sobre o time não podem ser tão fortes neste momento. "É um grupo totalmente novo, que sente falta de ritmo e de entrosamento", justificou. Mesmo assim, ele promete uma forte marcação sobre o Palmeiras.
Há ainda uma dúvida no meio-campo, entre dois volantes: Ricardo Conceição e Carlinhos disputam a vaga. Os dois se revezaram na equipe titular, mas Carlinhos parece mais perto de ser escalado. "O Carlinhos mostrou uma postura mais clara, mais vibrante", admitiu Nelsinho.