O Palmeiras encerrou neste domingo a mais vergonhosa campanha em sua história nos Brasileiros. O time paulista perdeu por 4 a 3 para o Vitória em Salvador e pela primeira vez em sua história está rebaixado.

O Verdão terminou a competição com 27 pontos e a 24ª colocação. Já o Vitória, mesmo com os três pontos, chegou apenas aos 37 pontos e não conseguiu se classificar para a segunda fase da competição

O jogo começou bem quente. Já aos três minutos, Allann Dellon recebeu cruzamento de Zé Roberto e abriu o placar de cabeça. Logo em seguida, Flávio disputou a bola com a zaga baiana e chutou prensado para empatar.

Desesperado atrás da vitória, o Palmeiras seguiu no ataque, mas não conseguia criar boas oportunidades e ainda dava chances para o rubro-negro criar chances no contra-ataque.

Aos 26 minutos, Zé Roberto partiu sozinho em um destes contra-ataques e foi derrubado na área por Paulo Assunção. Aristizábal cobrou o pênalti e colocou o Vitória novamente em vantagem.

Abatido pela desvantagem, o Verdão diminuiu o ritmo, e o Vitória ainda teve mais chances de ampliar no primeiro tempo. A melhor delas foi aos 35 minutos, quando Allann Dellon cobrou uma falta e acertou a rede pelo lado de fora.

Buscando maior objetividade no ataque, Levir Culpi colocou o atacante Nenê em campo. E o jogador mostrou ter estrela: aos dois minutos, ele recebeu bola em falta ensaiada com Arce e bateu sem chances para Jean, empatando o jogo novamente.

Os dois times mantiveram o equilíbrio depois do gol. O Verdão ameaçava nos ataques criados principalmente por Arce e Leonardo Moura, enquanto o Vitória apostava nas jogadas aéreas.

A tática rubro-negra de mostrou correta aos 31 minutos. Alexandre falhou ao cortar uma falta cobrada na área e colocou a bola nos pés de Zé Roberto, que não teve dificuldades para fazer o terceiro gol baiano.

O gol fez o Palmeiras desanimar, o que facilitou o trabalho para o rubro-negro. O ato final da queda palmeirense ocorreu aos 40 minutos, quando Zé Roberto ampliou o placar para os baianos. Arce ainda marcou aos 43 com uma cobrança de pênalti, mas não salvou o Verdão do rebaixamento.

Campeonato Brasileiro

VITÓRIA
Jean; Emerson, Marcos e Elói; Ramalho, Dudu, Xavier, Allan Delon e Leílton; Zé Roberto e Aristizábal.
Técnico: Joel Santana

PALMEIRAS
Sérgio; Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (Leonardo Moura); Paulo Assunção, Flávio (Nenê), Juninho e Zinho; Itamar (Lopes) e Muñoz.
Técnico: Levir Culpi

Local: estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 17/11/2002 (domingo)
Horário: 16 horas
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)
Cartões amarelos: Flávio, Juninho, Alexandre, Arce, Emerson
(FutBrasil)

continua após a publicidade

continua após a publicidade