Palmeiras espera reconhecimento do título mundial de 51

A diretoria do Palmeiras tenta se conter, mas aguarda ansiosamente comunicado oficial da Fifa, reconhecendo o título mundial de 1951, com a conquista da Copa Rio. Um dossiê foi apresentado junto à entidade que dirige o futebol, em Zurique, na Suíça, no ano passado.

?Sobre isso, ainda não posso falar nada?, disse o presidente Affonso Della Monica. ?Não tenho legitimidade para comentar?, afirmou Luiz Gonzaga Belluzzo, diretor de Planejamento do clube.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, é quem teria recebido a informação, repassada para palmeirenses ilustres. O dirigente, no entanto, não foi encontrado ontem pelo Estado para confirmar. ?Estamos no aguardo?, disse Della Monica.

O ex-presidente Mustafá Contursi, um dos idealizadores do projeto, igualmente procura manter cautela. ?É preciso esperar notificação oficial.

O certo é que a Fifa deverá homologar a conquista de 56 anos atrás do Palmeiras em assembléia a ser marcada. Se isso realmente ocorrer, o Palmeiras se tornará o primeiro clube brasileiro a se sagrar campeão mundial. São Paulo, Santos, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Inter também conquistaram o mundo. Mas mais tarde.

A Copa Rio foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos (antiga CBD) com a intenção de diminuir a frustração do povo brasileiro após a trágica derrota da seleção para o Uruguai na final da Copa de 1950.

O Palmeiras da época era o campeão paulista. O Vasco, base da seleção, era campeão carioca. Outros seis times vieram do exterior. Todos campeões: Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Olympique de Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Juventus (Itália). Os times foram divididos em dois grupos.

O Palmeiras ficou na chave de São Paulo, com Juventus, Estrela Vermelha e Olympique. As demais equipes ficaram no Grupo do Rio.

Para chegar ao título, o Palmeiras venceu o Olympique, por 3 a 0 e o Estrela Vermelha, 3 a 1. E foi goleado pela Juventus (4 a 0). Na semifinal, venceu o Vasco (2 a 1) no primeiro confronto e empatou o segundo, sem gols.

A decisão diante da Juventus foi dramática. Dois jogos no Maracanã. Vitória por 1 a 0, gol de Rodrigues, e empate (2 a 2), com a Juventus saindo na frente do placar. Rodrigues e Liminha marcaram para o time de Palestra Itália.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo