Desde criança, Walter Heckmann é um apaixonado pelo mar. E foi nos anos 50 que esse aventureiro resolveu começar a praticar caça submarina, atividade prejudicada justamente por essa paixão: ele não conseguia matar nada que estava no mar. Resolveu, então, colecionar conchas.

continua após a publicidade

Após 35 anos de pesquisas, que envolveram sete expedições pela costa brasileira e viagens por toda a América do Sul, além de muita leitura e troca de informações com pesquisadores de todo o planeta, Heckmann conseguiu reunir um dos maiores acervos de conchas do mundo: são mais de sete mil espécies vindas de todas as partes do mundo.

Todo esse acervo e um pouco da vastíssima experiência desse apaixonado pelo mar está disponível para visitação na Casa das Conchas, em Guaratuba. E como se não bastasse a beleza das conchas exóticas, o pesquisador faz questão de acompanhar a visita falando sobre a história de cada exemplar. Algumas trazem histórias fantásticas, eram símbolo de poder em tribos já extintas dos lugares mais inóspitos do planeta, outras produzem sons que já foram usados como comunicação entre diversas aldeias. Algumas são tão venenosas que podem matar uma pessoa em poucos minutos. Algumas conchas expostas no museu têm mais de 200 milhões de anos – são fósseis que viveram antes dos dinossauros.

Se você tem curiosidade em aprender um pouco mais sobre essas conchas, é preciso reservar pelo menos 40 minutos para passear pelo pequeno museu, improvisado na casa do colecionador – a paixão é tanta que ele nem pensa em ficar longe delas, embora já tenha recebido propostas. O Sr. Heckmann, que hoje beira os 80 anos de idade, valoriza muito o trabalho que construiu durante boa parte de sua vida, e se aborrece com a falta de respeito de certos visitantes. “As pessoas precisam entender que a Casa das Conchas não é uma simples atração turística, mas um local de pesquisas científicas que precisa ser tratado como tal’, explicou.

continua após a publicidade

Dicas:

O museu funciona diariamente das 14h às 17h.

continua após a publicidade

A entrada é franca.

Não é permitida a entrada de menores de 18 anos.

Como o Sr. Heckmann faz questão de contar as histórias mais interessantes, a visita leva em média 40 minutos.

Tenha paciência se estiver aguardando sua vez. Você será tão bem atendido quando seu antecessor, e certamente valerá a pena.

Mais do que uma simples atração turística, o museu é um valioso local de estudos. Respeite e valorize sua visita.

Informações:

Secretaria Municipal de Turismo de Guaratuba (41) 3442-8243

www.guaratuba.gestour.com.br