São Paulo (AE) – O Brasil ganha até o fim deste ano nova linha para produção de medidores de energia elétrica. Um acordo entre a Mobix e a indiana Genus permitirá a transferência de tecnologia para montagem e produção do "relógico de luz eletrônico". O consumo corrente no País ainda é o de medidores com tecnologia eletromecânica. A fábrica será montada na região Metropolitana do Rio de Janeiro, consumirá US$ 4,5 milhões até 2007 e prevê a produção de 100 mil unidades na primeira fase do projeto.
Não apenas para o mercado brasileiro. A fábrica da Mobix será base para exportação para o mercado latino-americano e América do Norte. Além de usar tecnologia eletrônica, a junção Genus/Mobix pretende ofertar no mercado medidores com tecnologia ‘antifurto’ e sistema embarcado que permite a transmissão de informações por canais de comunicação convencionais, seja com telefonia celular seja com transmissão de dados vai a própria rede elétrica.
Embora a tecnologia de medidores eletrônicos tenha reconhecimento, a demanda brasileira ainda é pequena. A questão do preço sempre foi um desafio. Segundo Jorge Nurkin, presidente da Mobix, a demanda anual na região latino americana é de aproximadamente 10 milhões de unidades por ano. Além do crescimento vegetativo, a empresa aposta na substituição dos produtos antigos.