País pode enfrentar mau humor externo, diz Meirelles

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira que "o Brasil hoje tem condições de enfrentar as mudanças de humor do mercado internacional". De acordo com ele, no passado, se o mercado internacional pegasse uma gripe, o País pegava uma pneumonia.

"Hoje, se o mercado internacional pega uma gripe, o Brasil pega uma gripe, de preferência, uma gripe menos intensa", disse Meirelles, em entrevista após apresentação no seminário Business Future of Americas.

Meirelles disse na palestra que o crescimento do Brasil é sustentado e sustentável, e ancorado também na expansão do mercado interno. Ele disse que todos os indicadores do setor externo melhoraram e que as exportações e o saldo comercial brasileiro "estão em patamar como nunca houve na história".

Na entrevista, o presidente do BC afirmou que o câmbio reflete a entrada de recursos pelo aumento das exportações e da queda do prêmio de risco. Ele lembrou que o regime de câmbio é flutuante e disse que "estamos trabalhando para modernizar ainda mais a legislação de maneira que o mercado de câmbio brasileiro possa refletir os fundamentos, corrigir os desequilíbrios e permitir que o Brasil cresça de forma sustentada.

Meirelles disse ainda que o aumento do investimento de 3,7% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2005, anualizado, corresponde a cerca de 15%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo