País mantém ajuste fiscal ao mesmo tempo em que amplia programas sociais

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avalia que país consegue manter as metas de ajuste fiscal, principalmente o superávit primário (receita menos despesas), ao mesmo tempo em que amplia programas sociais.

?Isso não é comum. Porque normalmente quando você faz um ajuste fiscal, quando você reduz a disponibilidade de recursos para gastos no governo, você desativa programas sociais. E neste caso não. Neste caso, nós estamos com uma combinação virtuosa, manutenção de um superávit primário elevado?, explicou após reunião ministerial com o presidente Lula.

Segundo ele, o Brasil pode ter pela primeira vez um resultado do Produto Interno Bruto (PIB) maior do que o resultado da inflação. A estimativa leva em conta a pesquisa Boletim Focus, apurada com analistas do mercado financeiro, que prevê para os 12 meses de 2006 um índice de inflação de 3,8%. ?Realmente é uma inflação sob controle?, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.