Pela primeira vez o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência. A data, 21 de setembro, foi definida por projeto de lei sancionado em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o secretário de Direitos Humanos, Mario Mamede, nesta data já havia mobilizações de movimentos ligados aos direitos dos portadores de deficiência. "É importante levantar um debate, no sentido de que as políticas públicas, o mercado de trabalho e as escolas devem sempre se preocupar em ser garantidores dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. As políticas devem ser universais, não podem discriminar grupos sociais", afirmou Mamede.Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que existem no país 25 milhões de portadores de deficiência.
Em Brasília, haverá um seminário de avaliação das políticas públicas dirigidas às portadores de deficiência, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos. No início da tarde, acontece uma audiência pública na Comissão dos Direitos Humanos e Minorias na Câmara dos Deputados.