O planejamento de recuperação da malha rodoviária do Paraná, realizado pela Secretaria dos Transportes e pelo DER, inclui um programa inovador de parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada.

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"É uma iniciativa inédita, em que o governo vai ter um prazo de alguns meses para iniciar o pagamento das obras em andamento e realizadas. Podemos até classificar como uma modalidade simplificada das Parcerias Público Privadas, as PPP´s", afirma o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.

Segundo o DER, o programa engloba a recuperação de 1.837 km com investimentos de cerca de R$ 150 milhões. Pelo planejamento, as empresas devem iniciar as obras no mês de fevereiro, as medições ocorrem normalmente no decorrer das obras, porém os pagamentos só começam a serem feitos depois de um prazo de 5 meses de carência.

"Estamos buscando diversas maneiras de garantir a total recuperação das estradas paranaenses. Este programa, junta-se aos financiamentos do Banco Mundial, a parceria do Detran, aos investimentos provenientes da Cide (imposto sobre combustíveis) e dos recursos do próprio DER", cita o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

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Além da iniciativa da parceria, o programa vai possibilitar uma inovação na área rodoviária do Paraná. Pela primeira vez na história, o DER vai utilizar, em larga escala, a técnica de recuperação de rodovias utilizando a aplicação do asfalto modificado com polímeros e do asfalto borracha. "São medidas que visam a eficiência máxima nas obras executadas. Essas novas tecnologias possibilitarão uma maior durabilidade do pavimento, diminuindo os custos de conservação da malha rodoviária", explica Tizzot.

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Segundo Pugliesi, os investimento nessas técnicas demonstram a intenção do governador Roberto Requião em utilizar tecnologias novas e aprimorar o conhecimento do corpo de funcionários do DER. "Estamos investindo na recuperação da capacidade operacional do DER na aquisição de materiais, na reativação de setores e também no aprimoramento técnico dos funcionários", finaliza o secretário.