O planejamento de recuperação da malha rodoviária do Paraná, realizado pela Secretaria dos Transportes e pelo DER, inclui um programa inovador de parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada.
"É uma iniciativa inédita, em que o governo vai ter um prazo de alguns meses para iniciar o pagamento das obras em andamento e realizadas. Podemos até classificar como uma modalidade simplificada das Parcerias Público Privadas, as PPP´s", afirma o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.
Segundo o DER, o programa engloba a recuperação de 1.837 km com investimentos de cerca de R$ 150 milhões. Pelo planejamento, as empresas devem iniciar as obras no mês de fevereiro, as medições ocorrem normalmente no decorrer das obras, porém os pagamentos só começam a serem feitos depois de um prazo de 5 meses de carência.
"Estamos buscando diversas maneiras de garantir a total recuperação das estradas paranaenses. Este programa, junta-se aos financiamentos do Banco Mundial, a parceria do Detran, aos investimentos provenientes da Cide (imposto sobre combustíveis) e dos recursos do próprio DER", cita o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.
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Além da iniciativa da parceria, o programa vai possibilitar uma inovação na área rodoviária do Paraná. Pela primeira vez na história, o DER vai utilizar, em larga escala, a técnica de recuperação de rodovias utilizando a aplicação do asfalto modificado com polímeros e do asfalto borracha. "São medidas que visam a eficiência máxima nas obras executadas. Essas novas tecnologias possibilitarão uma maior durabilidade do pavimento, diminuindo os custos de conservação da malha rodoviária", explica Tizzot.
Segundo Pugliesi, os investimento nessas técnicas demonstram a intenção do governador Roberto Requião em utilizar tecnologias novas e aprimorar o conhecimento do corpo de funcionários do DER. "Estamos investindo na recuperação da capacidade operacional do DER na aquisição de materiais, na reativação de setores e também no aprimoramento técnico dos funcionários", finaliza o secretário.