O pagamento das 90 mil aposentadorias e pensões de servidores do Estado do Paraná passará para a Caixa Econômica Federal (CEF) a partir de março. Convênio nesse sentido foi assinado, nesta terça-feira (10/01), pelo presidente da ParanaPrevidência, José Maria Correia, e pelo vice-presidente da Caixa, Bolivar Tarragó Moura Neto. Até março, os depósitos continuarão a ser feitos no Banco Itaú.

continua após a publicidade

Correia explica que a mudança de bancos baseou-se ?no princípio constitucional do interesse público, e também no interesse dos servidores, já que a Caixa, como instituição financeira pública, não visa lucro?. De acordo com Moura Neto, ?o convênio não é um acordo comercial de curto prazo, mas uma parceria que visa benefícios públicos, e é um exemplo que o governo Requião oferece ao país?.

O presidente da ParanaPrevidência acrescenta que estão sendo tomadas medidas para que a mudança de bancos seja tranqüila e segura, não devendo causar transtornos aos beneficiários.

Os aposentados e pensionistas não precisam se apressar: o prazo para abrir conta na CEF vai até junho. Antes de procurar uma agência da Caixa, o beneficiário deve aguardar correspondência, a ser despachada nos próximos dias, com detalhes sobre os procedimentos a serem adotados. Para esclarecimentos, a caixa colocou à disposição o telefone 0800 574-5555.

continua após a publicidade

A Caixa Econômica vai abrir conta na agência mais próxima da residência do beneficiário. Para ativar a conta, o aposentado ou pensionista deverá comparecer à agência e, se for de seu interesse, poderá transferi-la. O convênio assinado terça-feira garante isenção de taxas e tarifas de manutenção por um ano, além de menores juros e descontos em serviços e produtos.

O total de pagamentos dos 66 mil servidores aposentados e 24 mil pensionistas é de R$ 136 milhões mensais. Também passará para a Caixa a folha de pagamentos dos funcionários da ParanaPrevidência, de R$ 700 mil mensais.

continua após a publicidade

A decisão de transferir a conta para um banco estatal segue orientação do governador Roberto Requião. Em novembro, o pagamento dos servidores ativos foi transferido para o Banco do Brasil.