O candidato do PT ao governo estadual, Padre Roque, cumpre, no próximo sábado (28), agenda conjunta com Jesse Jackson, líder político norte-americano. Reconhecido em todo o mundo por sua luta pelos direitos humanos, Jackson vem ao Estado especialmente para apoiar o candidato petista ao Palácio Iguaçu.

“Receber o apoio de uma personalidade como esta, neste momento da campanha, é uma honra para mim e para o Partido dos Trabalhadores”, afirma Padre Roque.  “Essa visita é mais uma demonstração da consistência e amplitude de nosso projeto para o Estado e para o país.”

Pastor da Igreja Batista, Jesse Jackson também se encontra com o candidato petista à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro com Lula está marcado para domingo (29), em Santo André (SP).

Duas vezes aspirante à candidatura democrata à presidência dos EUA, Jesse Jackson já esteve por diversas vezes no Brasil. Em 2000, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante honraria concedida aos cidadãos norte-americanos. Na década de 60, atuou, ao lado de Martin Luther King, no movimento negro daquele país.

Nas últimas décadas, Jackson teve atuação marcante no cenário político mundial. Em 1984, assegurou a libertação de 48 prisioneiros cubanos e americanos em Cuba. Durante a Guerra do Golfo, contribuiu com a libertação de prisioneiros no Kuwait e no Iraque. Em 1999, soldados dos EUA presos em Kosovo foram soltos graças à sua intervenção.

Jesse Jackson foi aclamado pelo governo americano, durante a administração de Bill Clinton, como “Enviado Especial da Presidência e da Secretaria de Estado para a Promoção da Democracia na África”. Com mais de 40 títulos de doutor honorário em seu currículo, freqüentemente é convidado a ministrar palestras nas universidades de maior prestígio dos EUA.

continua após a publicidade

continua após a publicidade