O Brasil deve tomar uma decisão sobre qual padrão pretende adotar para a televisão digital até fevereiro do ano que vem, segundo o secretário executivo do ministério das Comunicações, Paulo Lustosa. De acordo com ele, foi fixado para o fim deste ano o prazo final para a entrega de um relatório do comitê gestor responsável por avaliar a questão.
O Brasil está atualmente avaliando os diferentes padrões de televisão digital disponíveis no mercado, o que inclui o europeu (DVB), o japonês (ISDB) e o norte-americano (ATSC). Uma das possibilidades que também está sendo estudada pelo governo é a de desenvolver um padrão próprio do Brasil ou em conjunto com países como a China. O comitê gestor responsável pelo projeto também é responsável por coordenar a pesquisa sobre um pacote de softwares e aplicativos que seriam integrados ao sistema.
"Tivemos um atraso na escolha dos centros de pesquisa, mas estabelecemos um prazo para que até dezembro sejam entregues todas as colaborações e contribuições", disse Lustosa. De acordo com ele, o governo levará no máximo dois meses para anunciar a escolha do padrão, com base nos resultados apresentados pelo comitê gestor.
Lustosa participou hoje da abertura do Fórum Abineetec, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), precede a abertura das feiras Fiee Elétrica e Electronicamericas, que acontecem esta seman a no pavilhão de exposições do Anhembi.