O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (14) uma medida provisória que cria três modalidades de bolsas de estudos para alunos de baixa renda. Uma das bolsas será destinada aos universitários atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). A bolsa será de R$ 300 e servirá para garantir a permanência dos estudantes na universidade.
A MP faz parte do pacote de medidas para melhorar a qualidade da educação. A medida provisória também cria bolsa de R$ 150 para os alunos participantes do Programa Escola de Fábrica. Cerca de 11 mil alunos serão beneficiados. O programa que visa à profissionalização de jovens de baixa renda em escolas montadas no interior de empresas deverá formar 24 mil alunos até o fim do ano. Eles receberão das empresas alimentação, transporte, uniforme e material escolar. De acordo com o MEC, mais de 500 escolas devem iniciar as aulas em julho. A meta é atender 75 mil jovens até 2006.
Outra modalidade de bolsa é a do Programa de Educação Tutorial (PET) que será concedida a alunos de baixa renda para que eles possam participar de atividades acadêmicas. Os professores que supervisionarem estes estudos também receberão bolsa.