Paciente com DST/Aids será atendido de forma integral

O secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, reforçou orientação para que as Regionais de Saúde dêem atendimento de forma integral aos pacientes com DST/Aids, como forma de integrar todas as ações do SUS ? Sistema Único de Saúde, com o Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DST/Aids), do Governo do Paraná.

A orientação foi feita durante encontro realizado em Curitiba, de 20 a 22 deste mês, com chefes da vigilância epidemiológica e responsáveis pelo programa de DST/Aids de todas as Regionais de Saúde do Estado, para discutir a necessidade de articular ações de aids dentro do SUS. O objetivo do encontro foi reforçar para as Regionais de Saúde que o paciente de DST/Aids não tenha atendimento exclusivo pelo programa de DST/Aids, mas há uma inter-relação entre a Aids e outros serviços. ?Um paciente com DST/Aids tem que ser atendido de forma integral também por outros serviços do SUS?, disse o secretário.

O encontro discutiu a DST/Aids nos serviços de atenção básica; saúde da mulher, do adolescente e do idoso; violência sexual; saúde mental; além de debater a inter-relação com a hepatite; tuberculose; acidente de trabalho com material biológico; hanseníase; genotipagem e rede de pessoas que vivem com HIV/Aids.

Outra discussão importante foi o monitoramento dos Planos de Ações de Metas (PAM) dos municípios, que recebem incentivos financeiros do Programa Nacional de DST/Aids para apoiar as ações em nível municipal. ?Nesse encontro foram abordados temas visando atualizações para reforçar a política das regionais para as ações de prevenção e tratamento das DST/Aids?, conta Ivana Kaminski, coordenadora do Programa de DST/Aids da Secretaria da Saúde.

A oferta de exames de diagnóstico de aids para a população deve ser precoce, e os serviços devem estar sensibilizados e instrumentalizados para fazer esse diagnóstico. ?O tema DST/Aids não pode ser objeto de discussão de um pequeno grupo?, acrescentou Ivana.

Casos

Desde 2004 até hoje, o Paraná registrou 610 novos casos de Aids, sendo 352 na faixa de 15 a 39 anos. Os dados preliminares apontam que, dos 610 casos, 382 são de pessoas do sexo masculino e 228 do sexo feminino.

Além da Aids, os casos de DST notificados no Paraná, só neste ano, registram um número de 10.791 mil casos. Durante o ano de 2004, o total de casos de DST notificados em todo o Estado foi de 30.337.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo